quarta-feira, 22 de junho de 2016

FORMAÇÃO DE VALORES "EDUCAÇÃO DE VALORES"

NOME: IMACULADA DA CONCEIÇÃO DA SILVA GRAÇA CALEI
Nº 17
4º ANO
CURSO: PEDAGOGIA


Há coisas que aprendemos com nossos pais que não se aprendem nas Universidades, os maiores valores adquiridos de um ser humano são aqueles que se aprendem desde o primeiro dia de suas vidas, a importância dos valores familiares não nos dão diplomas, mas nos capacitam para Desenvolver as mais diversificadas tarefas no mundo em que vivemos, é fácil perceber os valores de um Homem de uma Mulher somente em olhar sua postura, ou se tivermos o contato verbal. 
Hoje em dia é comum ver crianças e adolescentes proferirem palavras torpes, entrarem nos recintos sem pedir licença, não pede, por favor, entram em coletivos na frente de idosos, não respeitam os acentos privativos dos coletivos públicos, em observar tais praticas, pensam que a falta da aplicabilidade de ensinamento doméstico enfraquecem os valores no ceio da família e, reflete diretamente na sociedade de um modo geral.
Há Pais que tem a convicção de que os professores têm o dever de educar seus filhos, assim eles terão um aprendizado eficaz para viver em sintonia com a sociedade num modo geral.
As escolas, através das exigências dos governos enriqueceram suas grades curriculares implantando a pratica teórica da cidadania nas escolas, tem se percebido que estas aulas são as campeãs em ausência nos dias de sua exposição em sala de aula, temos observados profissionais mal-educados, um dia uma mãe com uma criança de colo saiu da sala do Medico chorando, e dizia; Estes Medico é um cavalo, deveria voltar para a Faculdade novamente, ele não tem educação, gritava esta mãe desesperada nos corredores do Hospital, a atitude do profissional foi fechar a porta e não atender nos próximos minutos, em analisar este fato, percebemos queridos leitores, que não é ele voltar para a Faculdade que vai resolver sua forma grossa em atender o paciente, afinal quem garante que ele esteve presente nas aulas de cidadania, de ética, o que falhou foram a falta dos valores familiares, pois devemos ter a consciência de que os ensinamentos adquiridos nas Escolas, Universidades, Faculdades nos capacitam para desenvolvermos nossas vocações profissionais frente a sociedade em que vivemos e atuamos, os valores, aqueles que aprendemos com os nossos pais nos dão a capacitação para enriquecer as nossas vocações profissionais, não se dividem valores familiares de valores profissionais; multiplica-os e o resultado é fantástico.
A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS VALORES
A educação empreendedora tem por base valores morais, que devem permear todas as atividades e atitudes em sala de aula, tanto dos alunos quanto dos professores.
Um dos elementos que distinguem uma educação de qualidade, de excelência  e que realmente resulte duradoura e positiva para nossos educandos são as práticas de valores. Estes não se referem a ideias ou conceitos. Muitas vezes o professor, na melhor das intenções, confunde o princípio de valores com a prática de apresentar conceitualmente para os alunos o que é a fraternidade, a justiça ou a diversidade, porém essa é a parte visível do ensino de valores. Aprendemos valores quando os vivenciamos, assim percebemos que, efetivamente, praticamos esses conceitos nas escolas.
O que são valores, então? Valores são uma espécie de bússola interior, ou um eixo norteador, que nos aproxima ou nos afasta de pessoas, experiências e atitudes, percebidas como positivas ou negativas, de acordo com o critério de avaliação do que seja importante para nós. É o valor da justiça que nos afasta de um comportamento inadequado - ao descontar na nota de uma prova um comportamento não adequado de um aluno em sala de aula, por exemplo -, assim como é o valor da fraternidade que nos faz nos aproximar de um aluno que percebemos muito calado em sala de aula, demonstrando um genuíno interesse por ele.
António Damásio, em seu livro "E o Cérebro Criou o Homem", mostra que o cérebro precisa perceber que um conceito, um conhecimento ou um dado são realmente significativos para que recrute e direcione neurônios e perceba que aquele conhecimento é importante. Então, somos movidos de acordo com o neurologista, por um valor biológico, ou seja, se biologicamente nosso corpo não sente que determinado conhecimento é realmente importante, o aprendizado não é fixado de modo profundo. Por isso, muitas vezes o ensino de valores acaba não tendo uma efetividade.
Os valores são importantes para o professor, pois o definem como pessoa e o ajudam a perceber como lidar com os alunos, os colegas, a instituição, na sociedade e até na vida pessoal.
Eles também são relevantes para que o professor perceba qual é a importância e o valor que está imprimindo em sua matéria. Se o educador não mostrar que aquela matéria é importante e significativa para os alunos, dificilmente o cérebro deles vai incorporar esse conhecimento.
E, finalmente, o valor se mostra relevante quando o professor valoriza o aluno, quando cuida, respeita, age de maneira zelosa e com consideração. E, assim, fundamentalmente, o valor se mostra ainda mais profundo quando o professor valoriza a vida, o respeito, a natureza e a aplicação daquilo que foi ensinado para melhoria da sociedade como um todo.
 O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DE VALORES

Partindo desse princípio, o educador na responsabilidade da formação moral, de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na prática pedagógica.
Ao se referir à educação moral, o ideal é que ocorra uma reflexão por parte de todos, visto que não há como ter educação sem reflexão.
A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda a sua vida, em conjunto com a criação familiar, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil. Baseado nessa colocação surge a necessidade de alertar os educadores da educação infantil, visto que esses são responsáveis em grande parte pelo processo educacional de valores da criança na fase inicial de sua vida.
É de ressaltar que tal colocação em relação à educação infantil não quer dizer que educadores voltados para as demais fases do ensino não são responsáveis pela formação moral do aluno. Pelo contrário, a formação de valores de indivíduo é por toda vida, porém é na fase infantil que são formadas as bases de uma boa educação.
Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado.
É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando seu ponto de vista diante de uma determinada situação. Baseado na importância que os educadores e consequentemente a escola tem na formação educacional de valores dos seus alunos, segue uma questão para reflexão, bem como para contribuição da formação da cidadania:
  •    Será que as escolas em que exercemos a função de educador, estão tendo a preocupação de educar cidadãos, passando os reais valores que necessitam?
  •     No papel de educador, pense um pouco sobre essa questão e veja qual a melhor forma de participar no processo da construção da cidadania dos futuros cidadãos, podendo contribuir para o sucesso na formação dos futuros cidadãos.


CONCLUSÃO 

Os valores são qualidades potenciais que tornam as coisas desejáveis ou dignas de estima e orientam as opções dos indivíduos inseridos numa cultura. Os valores são princípios orientadores da acção, e são reconhecidos como ideais, e por isso, preferíveis. Os valores justificam as nossas opções com base em preferências em relação às coisas, aos acontecimentos e às situações É porque estamos inseridos numa cultura, que aprendemos a dar valor às coisas, identificamo-las como desejáveis e dignas de estima.

BIBLIOGRAFIA


www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/2605187

www.webartigos.com/artigos/a...da-educacao-de-valores-para...formacao.../61865/
descobertasnafilosofia.blogspot.com/.../importncia-dos-valores-na-aco-humana.html.
TIBA, I. Quem ama educa!: Formando cidadãos éticos.24ºedição. São Paulo Integrare, 2007.
GIKPVATE, Flávio. A arte de educar. Curitiba: Nova Didáctica, 2001.70p.
IZQUIERDO, Moreno Ciriaco, Educar em valores, trad. Maria Luiza Garcia Prada, São Paulo: Paulinas, 2001 (Colção Ética e Valores).














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