quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Perfil do professor ideal

Nome: Francisco A. Artur
Curso - Pedagogia
4º Ano/Pós Laboral 


O PERFIL DO PROFESSOR 

De acordo com o dicionário porto editora perfil significa um conjunto de característica ou competências necessárias ao desempenho de uma actividade cargo ou função ou ainda como a descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos. Sob o ponto de visa educativo. Silva (1995) define dois tipos de perfil ideal e real.
Perfil ideal é uma abstracção formada a partir das exigências de novas interpretações das abordagens educativas já existentes e também da necessidade de compreensão dos novos campos do conhecimento humano. Já o perfil real engloba o perfil ideal juntamente com as características pessoais e a influência do meio. (Silva, 1995,p.20)
O professor é o profissional que passa seus conhecimentos para outras pessoas, através das ciências, das artes e do uso de tecnologias da informação. É uma das profissões mais antigas. O docente possui extrema importância em todas as outras profissões, pois é através dele que são formados outros profissionais.
Segundo Tardif (2002,p.39) o professor ideal "deve conhecer sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir certos conhecimentos relativos às ciências da educação e à pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência quotidiana com os alunos".

O bom professor tem uma formação de qualidade   
O Perfil do professor ideal Formação de qualidade, não é apenas dominar o conteúdo que será ensinado, mas saber a melhor maneira de passar esse conteúdo. Foi-se o tempo em que escrever a matéria na lousa e pedir para os alunos copiarem significava algo. Hoje, sabe-se que o bom professor precisa dominar as técnicas de ensino, a didática. Saberes relacionados a tecnologias no ensino também são interessantes. É importante que a formação dos professores não tenha se limitado a dados e disciplinas teóricas. Antes de mais nada, ele deve ter aprendido na faculdade tanto os conteúdos quanto a maneira de ensinar, ou seja, a formação pedagógica (os conteúdos da docência). Isso é, aliás, reiterado pela pesquisa "Professores do Brasil: impasses e desafios", promovida pela UNESCO em 2008.

Outro ponto importante é o início da carreira. Um bom professor deve ter tido contato com outro bom professor. Deve ter feito um estágio e ter sido monitorado durante um período. Depois, ao começar a lecionar, deve ter sido orientado permanentemente. "É essencial uma boa formação inicial, uma carreira com prática orientada, supervisionada por gestores e professores mais experientes", diz Maria do Pilar Lacerda. "O período probatório deve servir não apenas para avaliá-lo, mas principalmente ser encarado como um momento de adaptação e conhecimento da prática, que sem dúvida é o espaço mais formador". 
O bom professor estimula a curiosidade   
A curiosidade impulsiona o conhecimento, já que instigados por um determinado assunto, os alunos passam a se interessar mais, buscar novas informações e tirar dúvidas, o que promove o debate e beneficia a aprendizagem. Os alunos devem se sentir bem e à vontade na escola para expressar a curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com dificuldade dos alunos é de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que inibidos para tirar as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente atrasam e comprometem o desempenho.
"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal."
O bom professor está disponível   
Limitar-se à grade curricular é o pior erro que um professor pode cometer. Além de não motivar os alunos e restringir a relação exclusivamente ao âmbito profissional, sem afetividade, o próprio professor sai perdendo, já que os alunos, apesar de estarem na posição de aprendizes, muitas vezes também têm muito a oferecer.
"Criar uma parceria com o aluno, na qual os dois aprendam, estejam abertos a críticas e dispostos a crescer e melhorar é outro fator totalmente determinante no aprendizado dos estudantes. O professor não pode ter uma sensação de auto-suficiência, ao contrário, o conhecimento dele deve ser construído em parceria com o aluno e vice-e-versa, assim, está em constante formação", explica Cataria Greco.
Como identificar o bom professor   
Todos os itens acima formam um conjunto de atributos que bons professores apresentam. Ser crítico quanto a isso, é a melhor forma de verificar a qualidade da escola do seu filho e se os professores têm condições de contribuir para boa aprendizagem de seus alunos. "Isso só acontece de forma adequada quando há uma troca positiva entre o aluno e o professor, o que só é possível com bons profissionais, que posteriormente podem estimular os alunos e assim sucessivamente".
Além da formação, o determinante é a atitude diante dos alunos. "A principal característica que um professor de qualidade apresenta é a maneira de conduzir a curiosidade e as dúvidas de cada aluno". "um bom professor potencializa um bom aluno e vice-e-versa".
    O docente ideal:

  1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
  2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
  3. Conhece as didáticas das disciplinas.
  4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
  5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
  6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
  7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
  8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
  9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
  10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
  11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.                                     
  12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
  13. Aplica estratégias de ensino desafiantes. 
  14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
  15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
  16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos. 
  17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo. 
  18. Trabalha em equipe. 
  19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão. 
  20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.                

                                                                   BIBLIOGRAFIA
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção questões da nossa época; v. 77).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Silva, (1995,p.20)
Tardif (2002,p.39) 













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