Nome: Francisco A. Artur
Curso - Pedagogia
4º Ano/Pós Laboral
O PERFIL DO PROFESSOR

Perfil ideal é uma
abstracção formada a partir das exigências de novas interpretações das
abordagens educativas já existentes e também da necessidade de compreensão dos
novos campos do conhecimento humano. Já o perfil real engloba o perfil ideal
juntamente com as características pessoais e a influência do meio. (Silva,
1995,p.20)
O professor é o profissional
que passa seus conhecimentos para outras pessoas, através das ciências, das
artes e do uso de tecnologias da informação. É uma das profissões mais antigas.
O docente possui extrema importância em todas as outras profissões, pois é
através dele que são formados outros profissionais.
Segundo Tardif (2002,p.39) o
professor ideal "deve conhecer sua matéria, sua disciplina e seu programa,
além de possuir certos conhecimentos relativos às ciências da educação e à
pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência quotidiana
com os alunos".
O Perfil do professor ideal Formação de qualidade, não é
apenas dominar o conteúdo que será ensinado, mas saber a melhor maneira de
passar esse conteúdo. Foi-se o tempo em que escrever a matéria na lousa e pedir
para os alunos copiarem significava algo. Hoje, sabe-se que o bom professor
precisa dominar as técnicas de ensino, a didática. Saberes relacionados a
tecnologias no ensino também são interessantes. É importante que a formação dos
professores não tenha se limitado a dados e disciplinas teóricas. Antes de mais
nada, ele deve ter aprendido na faculdade tanto os conteúdos quanto a maneira
de ensinar, ou seja, a formação pedagógica (os conteúdos da docência). Isso é,
aliás, reiterado pela pesquisa "Professores do Brasil: impasses e
desafios", promovida pela UNESCO em 2008.
Outro ponto importante é o
início da carreira. Um bom professor deve ter tido contato com outro bom
professor. Deve ter feito um estágio e ter sido monitorado durante um período.
Depois, ao começar a lecionar, deve ter sido orientado permanentemente. "É
essencial uma boa formação inicial, uma carreira com prática orientada,
supervisionada por gestores e professores mais experientes", diz Maria do
Pilar Lacerda. "O período probatório deve servir não apenas para
avaliá-lo, mas principalmente ser encarado como um momento de adaptação e
conhecimento da prática, que sem dúvida é o espaço mais formador".
O
bom professor estimula a curiosidade
A curiosidade impulsiona o
conhecimento, já que instigados por um determinado assunto, os alunos passam a
se interessar mais, buscar novas informações e tirar dúvidas, o que promove o
debate e beneficia a aprendizagem. Os alunos devem se sentir bem e à vontade na
escola para expressar a curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com
dificuldade dos alunos é de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que
inibidos para tirar as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e
consequentemente atrasam e comprometem o desempenho.
"Bons professores
brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos
caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com
estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e
pronto, o que de maneira alguma é o ideal."
O
bom professor está disponível
Limitar-se à grade
curricular é o pior erro que um professor pode cometer. Além de não motivar os
alunos e restringir a relação exclusivamente ao âmbito profissional, sem
afetividade, o próprio professor sai perdendo, já que os alunos, apesar de
estarem na posição de aprendizes, muitas vezes também têm muito a oferecer.
"Criar uma parceria com
o aluno, na qual os dois aprendam, estejam abertos a críticas e dispostos a
crescer e melhorar é outro fator totalmente determinante no aprendizado dos estudantes.
O professor não pode ter uma sensação de auto-suficiência, ao contrário, o
conhecimento dele deve ser construído em parceria com o aluno e vice-e-versa,
assim, está em constante formação", explica Cataria Greco.
Como
identificar o bom professor
Todos os itens acima formam
um conjunto de atributos que bons professores apresentam. Ser crítico quanto a
isso, é a melhor forma de verificar a qualidade da escola do seu filho e se os
professores têm condições de contribuir para boa aprendizagem de seus alunos.
"Isso só acontece de forma adequada quando há uma troca positiva entre o
aluno e o professor, o que só é possível com bons profissionais, que
posteriormente podem estimular os alunos e assim sucessivamente".
Além da formação, o
determinante é a atitude diante dos alunos. "A principal característica
que um professor de qualidade apresenta é a maneira de conduzir a curiosidade e
as dúvidas de cada aluno". "um
bom professor potencializa um bom aluno e vice-e-versa".
O docente ideal:
- Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
- Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
- Conhece as didáticas das disciplinas.
- Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
- Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
- Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
- Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
- Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
- Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
- Institui e mantém normas de convivência em sala.
- Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
- Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
- Aplica estratégias de ensino desafiantes.
- Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
- Otimiza o tempo disponível para o ensino.
- Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.
- Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
- Trabalha em equipe.
- Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.
- Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.
BIBLIOGRAFIA
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção questões da nossa época; v. 77).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Silva, (1995,p.20)
Tardif (2002,p.39)
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